Adote esta ideia

Viver é, por si só, uma troca constante e a adoção de animais é uma das mais belas formas de troca que se pode praticar.

A adoção animal é algo que emociona e traz esperança à nossa própria espécie, por vezes desacreditada.

Há pessoas engajadas na causa, que doam seu tempo, recursos e dedicam-se a proporcionar uma vida digna a tantos animais abandonados e em situação de extrema carência e fragilidade.

O processo de adoção pode acontecer de maneira informal, mas existem estruturas muito bem organizadas para quem decide aumentar a família e adotar um animal. Muitas ONGs de adoção e até associações juridicamente constituídas e inscritas sob CNPJs destinam-se a este fim.

O conceito básico da adoção é o de que animais não são mercadorias. Em geral, as pessoas dedicadas à adoção são resistentes à comercialização de animais pelo simples conceito de que amor não se compra nem se vende.

E o amor é, de fato, o preceito básico que impulsiona as ações destas pessoas e entidades que se dedicam à adoção de animal.

O passo a passo da adoção:

•Resgate
Os animais são recolhidos das ruas, muitas vezes extremamente debilitados, para um local limpo e seguro onde passam a receber cuidado e alimentação adequada.

•Cuidados e recuperação
Muitos chegam desnutridos e doentes e passam pelos cuidados de profissionais veterinários para que se recuperem. A vermifugação e o tratamento para parasitas e doenças de pele são os cuidados básicos.

•Vacinas
O animal precisa adquirir resistência para este processo que é o único meio de mantê-lo protegido de doenças fatais.

•Castração
É uma prática comum nas ONGs e associações de doação e adoção de animais para garantir o controle de natalidade e abandono.

•Doação
A doação é a etapa final do trabalho e atende a alguns critérios cujo objetivo é garantir que cada animal tenha os cuidados e carinho que precisam e merecem.

Existem muitos eventos organizados para adoção de animais, sites especializados, abrigos abertos à visitação e grupos atuantes nas redes sociais.

Selecionamos aqui alguns deles:

Cão sem dono – ONG que existe desde 2005 e mantém dois abrigos com mais de 200 cães. Eles têm também um programa de apadrinhamento com contribuições mensais a partir de R$ 20,00.

Ampara Animal – Ganhou o titulo de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público do Ministério da Justiça do Brasil e trabalha em um incrível projeto de Unidade Móvel de Atendimento Veterinário para cães e gatos em comunidades carentes.

Adote um gatinho – Considerada a maior ONG de resgate e doação de gatos do Brasil. Existe há 12 anos.

 

FacebookTwitterGoogle+Outlook.comPinterestLinkedInWhatsAppTumblr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *