Hidratação no verão vai além de beber água

Segundo a nutricionista e professora da UFRJ, Isabel Jereissati, beber água demais também pode trazer riscos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de pelo menos 2 litros de água diariamente, numa reposição para o corpo se manter hidratado e, no verão, refrescante. Mas existem outras formas que também garantem bons resultados, pois o excesso de água no organismo, segundo a nutricionista Isabel Jereissati, pode levar, em situações muito extremas, a um quadro de baixa concentração de sódio no sangue.

A opção para evitar excessos e se manter saudável é consumir alimentos ricos em água. Além de hidratar o organismo, eles previnem viroses e problemas estéticos como manchas na pele, cabelos ressecados, queimaduras de sol e unhas quebradiças.

Os alimentos recomendados, com grande percentual de água, são: pepino (97% de água), tomate e chuchu (95%), abobrinha, berinjela, melancia e abóbora moranga (92%), e morango e laranja (90%).

Veja uma opção de salada deliciosa, nutritiva e fácil de preparar:

Rasgue 1 pé de alface lisa e 1 maço de agrião, corte em tiras 1 tomate e 1 pepino, cozinhe e corte também em tiras 1 chuchu e 1 ovo, e rale 1 cenoura crua. Arrume todos os ingredientes numa travessa e tempere com azeite e vinagre branco a gosto. Se preferir, substitua o vinagre por limão espremido e acrescente uma pitada de sal.

Lembre-se de lavar bem todos os alimentos antes do preparo.

FacebookTwitterGoogle+Outlook.comPinterestLinkedInWhatsAppTumblr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *