Sustentabilidade é fazer qualquer coisa com o olhar e comprometimento com a preservação dos recursos naturais do planeta a médio e longo prazo.
Introduzir ações sustentáveis em nossa rotina pode gerar benefícios financeiros e é possível a todos nós. Basta mudar nossos hábitos, pensamento e atitudes.
Dicas fundamentais
• Controle o consumo: Qualquer processo de produção gera poluição, utiliza recursos naturais e pode levar a mudanças climáticas. O excesso de consumo é insustentável em um futuro próximo. É preciso reciclar e atentar-se a real necessidade da aquisição.
Um bom começo pode acontecer no supermercado, com a substituição de sacolas plásticas por de tecidos recicláveis; no trabalho transformando folhas já impressas em rascunho; ou em casa, fabricando os próprios produtos de limpeza.
• No seu bairro: Participe de projetos eficientes para sua região e coloque em prática com a ajuda dos moradores. Já pensou em uma horta comunitária? Além de promover o convívio, trará qualidade de vida e economia a todos os participantes.
E que tal um bazar de troca com as amigas para renovar os brinquedos das crianças ou seus objetos de decoração? Roupas também valem!
• Oriente seus filhos: Quanto mais cedo a noção de sustentabilidade for inserida, mais natural ela se tornará. Deixe as crianças ajudarem a lavar embalagens para reciclagem, controlarem o tempo do banho e escolherem brinquedos para doação.
Fazer melhores escolhas pode ser muito mais divertido e econômico. Há infinitas possibilidades.
O site Ecycle dá muitas dicas sobre sustentabilidade, descarte, oferece cursos online e ainda tem receitas muito bacanas para nosso dia a dia.
Dê o exemplo! Atitudes sustentáveis funcionam em rede. Quanto mais gente trabalhar nesse sentido, melhor.