Felicidade para você e para o seu bolso

Dicas de saúde financeira

Educação financeira previne o endividamento e determina a sua qualidade de vida no futuro. A tarefa é difícil, mas realizar este controle facilita as conquistas.

Veja algumas dicas:

1. As dívidas costumam ser decorrentes da maior facilidade de acesso ao crédito unido à falta de planejamento do consumidor, que muitas vezes não resiste e opta pelo financiamento de suas compras. Por isso, faça uma lista, seja objetivo na hora de comprar e foque apenas no que é necessário.

2. Faça uma planilha para cada mês do ano com todos os seus gastos. Inclua pagamentos de início de ano, passeios, cafezinhos, presentes, contas esporádicas, etc. Assim saberá quanto sobrará por mês e terá melhor controle.

3. Anote seus sonhos e o valor deles, divida-os pelo prazo em que deseja realizá-los e acrescente na planilha. Este valor você pode guardar na poupança até que alcance o total. E lembre-se: poupança é dívida! Não invista apenas quando sobrar. Dedique a ela de 10% a 20% do seu salário.

4. Evite usar o limite do cheque especial e pagar apenas a parcela mínima do cartão de crédito. Essas dívidas são as que têm os juros mais altos. Procure seu banco e a operadora do cartão para negociar a dívida com juros reduzidos e parcelas que caibam no seu orçamento. Outra opção é buscar um crédito consignado no banco onde você recebe seu salário, modalidade com juros baixo, para quitar as dívidas.

FacebookTwitterGoogle+Outlook.comPinterestLinkedInWhatsAppTumblr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *