Para falar ao telefone no trabalho, seguir algumas regras é importante. Veja algumas dicas que te ajudam a prevenir situações indesejáveis:
1. Fale num tom moderado – nem gritar, nem cochichar.
2. Informe-se sobre os padrões de atendimento da empresa. Exemplo: Cronacon, Maria, bom dia!
3. Retorne todas as ligações recebidas que não puderam ser atendidas por você.
4. Telefonemas particulares devem ser rápidos e em tom baixo.
5. Caso atenda à ligação de um colega, mostre-se proativo e pergunte se pode ajudar. Seja qual for a resposta, anote sempre o recado.
6. Ao ligar, questione a quem atender se pode falar alguns minutos. Lembre-se de que ela pode estar realizando alguma atividade urgente ou atendendo alguém pessoalmente naquele momento.
7. Em caso de ramais compartilhados, se ligamos e está ocupado, não necessariamente é a pessoa com quem queremos falar que está em linha. Em casos urgentes, prefira conversar pessoalmente.
Fonte: Jornal Com você!, da Cronacon. Ano 02|Edição 06